sábado, 30 de outubro de 2010

RELATO: Muito bom este programa, porque ajuda a criar público para esse meio. E podemos usar as HQs para abordar assuntos que seriam muito chatos a serem abordados sem ilustrações, enriqueceu muito mais o conteúdo .Despertou muito o interesse dos alunos em sala de aula. PLANO DE AULA 5ª SÉRIE TEMA: Histórias em Quadrinhos 1. OBJETIVO: - analisar as características do texto falado na linguagem das histórias em quadrinhos, verificando de que forma a oralidade é representada em texto escrito e, ainda, de que maneira os elementos das HQs são representados no auxílio da compreensão da narrativa. 2. CONTEÚDO: Pontuação; Discurso direto e discurso indireto; Regência verbal e nominal; Segmentação textual; Figuras de linguagem; Recursos e estrutura das HQs; Dimensões (noções de geometria); 1º e 2º plano ( noção artística); Metáfora visual; Leitura; Coesão e coerência; Seleção de informações; Leitura instrucional; Pesquisa; Trabalho em grupo; Socialização de idéias; 3. JUSTIFICATIVA: As histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característico da língua falada. Assim, justifica-se a pesquisa pelo interesse de demonstrar como as estratégias de organização de um texto falado são utilizadas na construção da história em quadrinhos, que possui em seu texto escrito, características próximas a uma conversação face a face. Além de apresentar elementos visuais complementadores à compreensão, tornando este estudo bastante prazeroso, pois a leitura de uma HQ causa no leitor um determinado fascínio devido à combinação de todos esses elementos. 4. METODOLOGIA: Trabalho em conjunto com a disciplina de artes, que envolverá pesquisa, estudo, teoria e prática. Com o auxílio de sala de informática, assim como data show ou retro projetor. (aquele que estiver disponível). 5. AVALIAÇÂO: Observar o empenho e dedicação dos alunos ao realizar as atividades.
RELATO: Muito bom este programa, porque ajuda a criar público para esse meio. E podemos usar as HQs para abordar assuntos que seriam muito chatos a serem abordados sem ilustrações, enriqueceu muito mais o conteúdo .Despertou muito o interesse dos alunos em sala de aula. PLANO DE AULA 5ª SÉRIE TEMA: Histórias em Quadrinhos OBJETIVO: - analisar as características do texto falado na linguagem das histórias em quadrinhos, verificando de que forma a oralidade é representada em texto escrito e, ainda, de que maneira os elementos das HQs são representados no auxílio da compreensão da narrativa. CONTEÚDO: Pontuação; Discurso direto e discurso indireto; Regência verbal e nominal; Segmentação textual; Figuras de linguagem; Recursos e estrutura das HQs; Dimensões (noções de geometria); 1º e 2º plano ( noção artística); Metáfora visual; Leitura; Coesão e coerência; Seleção de informações; Leitura instrucional; Pesquisa; Trabalho em grupo; Socialização de idéias; JUSTIFICATIVA: As histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característico da língua falada. Assim, justifica-se a pesquisa pelo interesse de demonstrar como as estratégias de organização de um texto falado são utilizadas na construção da história em quadrinhos, que possui em seu texto escrito, características próximas a uma conversação face a face. Além de apresentar elementos visuais complementadores à compreensão, tornando este estudo bastante prazeroso, pois a leitura de uma HQ causa no leitor um determinado fascínio devido à combinação de todos esses elementos. METODOLOGIA: Trabalho em conjunto com a disciplina de artes, que envolverá pesquisa, estudo, teoria e prática. Com o auxílio de sala de informática, assim como data show ou retro projetor. (aquele que estiver disponível). AVALIAÇÂO: Observar o empenho e dedicação dos alunos ao realizar as atividades.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010



    PLANO PEDAGÓGICO



    OBJETIVOS:
    Escutar com atenção e apreciar a história lida e contada;
    Ampliar e enriquecer o imaginário infantil;
    Ampliar a capacidade de expressão oral;
    Auxiliar o processo de socialização;
    Valorizar e formar atitudes e valores essenciais para a formação ética ;
    Aprender e reconhecer os fatos da vida (experiências cotidianas) que possam transformar o seu modo de agir e pensar, enfatizando os princípios de cidadania.


    CONTEÚDOS:
    Livros diversos contendo os clássicos, contos, fábulas;
    Relatos da história apresentada ( Branca de Neve);
    Virtudes relacionadas à história que será explorada;

    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
    Manuseio dos livros;
    Preparativos para a história;
    Apresentação do livro a ser lido;
    Leitura de imagens do livro;
    Leitura feita pelo professor;
    Vivência e dramatização;

    DESENVOLVIMENTO
    Em roda, contar a história Branca de Neve;
    Mostrar as imagens contidas no livro, fazendo suspense a cada página;
    Fazer levantamentos sobre que acharam da história e qual as diferenças existentes;
    Ilustração da história e dramatização;
    Confeccionar um quebra-cabeça para interagir com os familiares, juntamente com o resumo da história.
    AVALIAÇÃO
    A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.

Musicas Infantis
Faixa etária
4 e 5 anos
Conteúdo
Linguagem musical, ritmo e sonoridade.
Objetivos
Ampliar o repertório musical das crianças.
Estimular a reflexão sobre a linguagem musical com base em um repertório significativo.

Tempo estimado
Quatro meses.

Material necessário
CDs e DVDs , Vídeos ,Site da internet www.portalsaofrancisco.com.br, www.youtube.com.br , etc...

Desenvolvimento
1ª ETAPA
Selecione músicas do gênero infantil que contagiem as crianças pelo ritmo e pela sonoridade da letra. Em momentos de atividade livre, coloque na sala para que eles ouçam.

2ª ETAPA
Converse sobre as músicas ouvidas ao longo das atividades, perguntando às crianças quais são as canções preferidas. Escreva os títulos no quadro e organize uma votação para estabelecer as cinco favoritas.

3ª ETAPA

Promova situações de escrita dos títulos - ou das letras das canções, dependendo do nível da turma - para produção de um livro ilustrado. Textos memorizados, rimas, repetições e a melodia facilitam a escrita por crianças em fase de alfabetização inicial. Peça uma ilustração sobre cada canção.

4ª ETAPA
Grave um CD com as canções - escolhidas pelas crianças. Encaminhe a escrita espontânea dos títulos na ordem em que aparecem na gravação para compor a capa.
Produto final
CD gravado com com as musicas escolhidas, acompanhado de livrinho ilustrado com títulos e letras.


Avaliação
Pela participação e envolvimento .

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O QUE É HIPERTEXTO?

O QUE É HIPERTEXTO?



O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes.